Conselho tutelar realiza campanha sobre a erradicação do trabalho infantil

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado (12), o Conselho Tutelar de Nova Veneza está realizando uma ação durante todo o dia desta sexta-feira, na Praça Humberto Bortoluzzi. Os conselheiros estão distribuindo materiais educativos para a população

Devido às restrições devido ao combate ao Covid-19, as ações estão reduzidas. “Este ano, a nossa campanha está adaptada, por conta da pandemia. Não vamos conseguir realizar ações nas escolas. Mas pretendemos atingir diversos públicos para sensibilizar sobre os riscos que as crianças e adolescentes podem ficar expostos”, destaca a Coordenadora do Conselho Tutelar, Maristela Destro.

O trabalho infantil é proibido para menores de 18 anos, devido aos prejuízos ao desenvolvimento das meninas e meninos. Mas a conselheira explica que existe, na legislação brasileira, um programa para aqueles que queiram trabalhar.  “Os jovens que têm idade acima de 14 anos, já podem atuar dentro do programa jovem aprendiz. Eles podem atuar em alguma empresa, desde que não atrapalhe o andamento dos estudos. É imprescindível que esse jovem esteja estudando”, alerta.

A conselheira ainda destaca que devido a pandemia, os números de denúncias aumentaram no último ano. “No início do isolamento, recebemos muitas ligações de denúncias de evasão escolar, crianças que estavam permanecendo muito tempo nas ruas”, comenta Maristela.

As denúncias ao Conselho Tutelar de Nova Veneza podem ser feitas através dos números: 3436.1505, 3436.2357 ou através do Disque 100.