Fundave realiza plantio de mudas no Parque Natural Municipal Xokleng

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) está movimentando o município com a Semana Municipal de Meio Ambiente, e a atividade realizada nesta segunda-feira (31) foi o plantio de mudas no Parque Natural Municipal Xokleng e seu entorno. Na ação, a equipe da fundação, estudantes de Ciências Biológicas da Unesc e moradores da comunidade realizaram a plantação de aproximadamente 100 mudas, de 24 espécies.   

O estudante da 7° fase de Ciências Biológicas da Unesc, Vicente Lenhami, participou da iniciativa. “É muito importante que essas áreas verdes sejam reflorestadas, nós temos que incentivar os moradores da comunidade a participarem e serem influentes na transformação do nosso futuro, que já começou”, comenta o estudante.  

A equipe da fundação também está realizando o plantio no entorno do parque, nas áreas verdes e áreas de preservação permanente. “No entorno do Parque temos muitas áreas verdes e vamos fazer a recuperação delas, que fazem um corredor ecológico com o Parque e futuramente poderão ser utilizadas como um espaço público, pracinhas, trilhas e demais questões de lazer para a população”, explica o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.  

A iniciativa faz parte da programação da Fundave na Semana do Meio Ambiente, mas Dal Molin cita que a fundação irá realizar mais ações de recuperação ao longo do ano. “Estamos conseguindo trazer benefício a população de Nova Veneza, por isso pretendemos ter mais ações de recuperação aqui no entorno”, pontua o presidente.   

Confira a programação completa da Semana Municipal do Meio Ambiente:  

01/06 – (Terça-feira) – A Fundave irá apresentar as atividades realizadas e futuras na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, às 19h;  

02/06 – (Quarta-feira) – Educação Ambiental e conscientização dos alunos sobre a prática da atividade de observação de aves nas escolas municipais, a partir das 8h30;  

04/06 – (Sexta-feira) – Lançamento do projeto “Escola Amiga”, que é uma parceria com a Secretaria de Educação, que visa implantar ações sociais e ambientais em toda rede municipal de ensino – Local: Teatro Municipal, às 9h30, aberto para todos.