Fundação de Meio Ambiente distribui mudas nativas

A Semana Municipal de Meio Ambiente, em Nova Veneza, já teve início e uma das atividades desenvolvidas pela Fundação de Meio Ambiente (Fundave) é a doação de mudas de árvores nativas. Durante o dia desta sexta-feira (28), na sede da entidade, os moradores da cidade podem levar para casa até três plantas cada um.

A moradora do Bairro Bortolotto, Daiane Esganzela Cardoso, aproveitou a iniciativa para buscar algumas plantas. “Quando ficamos sabendo desta ação, decidimos vir para buscar algumas árvores frutíferas, que estão cada vez mais difíceis de encontrar nas nossas casas. E também é uma forma de ensinar as nossas crianças a importância da preservação e plantio de árvores”, comenta.

Entre as 380 mudas distribuídas estão a araçá, aroeira, cereja-do-rio-grande, grumixama, pitanga, ipê-amarelo e rosa, ingá banana e uvaia. “Estamos percebendo que as pessoas estão procurando mais, a cada edição, e isso é muito bom para termos mais árvores frutíferas em nossa cidade. Além, ainda, de poder ser uma forma de recuperar áreas degradadas”, ressalta o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.

A iniciativa faz parte da programação da Fundave na Semana do Meio Ambiente. “Elaboramos uma agenda onde toda a população possa participar das iniciativas. Na segunda-feira, por exemplo, vamos estar no Parque Natural Municipal Xokleng para o plantio de mudas e quem quiser participar, pode entrar em contato com a fundação”, afirma o presidente.

Confira a programação completa da Semana Municipal do Meio Ambiente:

28/05 – (Sexta-feira) – Doação de Mudas Nativas para a população de Nova Veneza, das 9h às 14h – Local: Fundave;

31/05 – (Segunda-feira) – Plantio de Mudas Nativas no Parque Natural Municipal Xokleng e seu entorno, participação de voluntários – 9h;

01/06 – (Terça-feira) – A Fundave irá apresentar as atividades realizadas e futuras na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, às 19h;

02/06 – (Quarta-feira) – Educação Ambiental e conscientização dos alunos sobre a prática da atividade de observação de aves nas escolas municipais, a partir das 8h30;

04/06 – (Sexta-feira) – Lançamento do projeto “Escola Amiga”, que é uma parceria com a Secretaria de Educação, que visa implantar ações sociais e ambientais em toda rede municipal de ensino – Local: Teatro Municipal, às 9h30, aberto para todos.