Nova Veneza começa discutir Plano de Mobilidade Urbana

Começou a ser discutido em Nova Veneza o Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo realizado via Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC). Nesta segunda-feira (24), na primeira etapa, foram apresentados e discutidos os problemas da Mobilidade Urbana do município, e a próxima audiência será feita a discussão da solução desses problemas. Foi aberto um processo de licitação, onde a empresa Alto Uruguai, de Concórdia, venceu a disputa.  

Segundo o engenheiro e especialista em Gestão de Municípios da empresa Alto Uruguai, Maycon Pedott, a previsão é finalizar o plano até o final de julho, que já era para ter sido concluído. “A pandemia atrasou todo o processo. Nossa previsão é final de junho, mas podemos estender os trabalhos por mais um mês. Tivemos que paralisar as reuniões, devido ao agravamento da pandemia”, explicou Maycon. 

O prefeito Rogério Frigo explicou que foram feitos levantamentos dos pontos críticos do município para apresentar, pensando na solução desses problemas. “Estamos verificando ações para melhorarmos a nossa cidade. Acreditamos que primeiro, temos que priorizar o pedestre, o ciclista, depois o transporte público e os meios de transportes individuais”, ressalta Frigo. 

A coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana, Fátima Franz, explica que, por mais que os técnicos estudem o mapa e fazem os estudos técnicos, nunca saberão tanto quanto as pessoas que vivenciam a cidade. “A gente traz toda a questão técnica, com detalhes de muito estudo, mas quem nos diz o que tem de necessidade em cada lugar, são as pessoas que habitam nele”, explica. 

Após a conclusão da apresentação do projeto, houve uma dinâmica em que as pessoas que estavam presentes, participaram citando problemas da mobilidade urbana de Nova Veneza. “A comunidade tem grande importância na montagem desse plano. É necessário que eles participem dos encontros para elaborarmos o plano de acordo com a necessidade que eles citarem”, pontua o prefeito Rogério Frigo.