Nova Veneza inicia nova fase de vacinação nesta segunda-feira

O município de Nova Veneza recebeu 120 novas doses da vacina contra a Covid-19, com isto será dada a continuidade na imunização na população. Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde vai iniciar a aplicação das doses nas pessoas com idade entre 50 e 59 anos, que possuem comorbidades. 

Mas é necessário que a pessoa apresente um atestado médico comprovando, para que possa receber a vacina. “Se a pessoa passou pelo médico e ele atestou que ela possui alguma comorbidade, e está nesta faixa etária, ela pode procurar as Unidades de Saúde mais próxima da sua residência, para o cadastro e agendamento da vacina”, explica o coordenador da vigilância epidemiológica, Abel Araújo. 

A secretaria ainda destaca que é importante o cidadão ficar atento aos grupos prioritários e não procurar as unidades de saúde, sem necessidade. “Nós seguimos um cronograma de vacinação que será aplicado conforme o quantitativo de doses disponibilizadas pelo governo estadual e respeitando as comorbidades e idade da pessoa”, explica o coordenador da vigilância epidemiológica, Abel Araújo. 

A secretaria destaca a importância de as pessoas conferirem os grupos prioritários: 

1ª Pessoas com Síndrome de Down, idade entre 18 a 59 anos; 

2º Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) idade entre 18 a 59 anos; 

3º Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, idade entre 18 a 59 anos; 

4ª Gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos, com prescrição médica; 

5ª Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre 18 a 59 anos, já listados. 

6ª Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente entre 55 a 59 anos, listadas no Plano Nacional de Vacinação, sendo necessário apresentar atestado médico que comprove a comorbidade (doença).