Fundave realiza conscientização sobre reciclagem no São Bento Baixo

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) está realizando a conscientização sobre reciclagem de lixo, no distrito de São Bento Baixo. A localidade receberá o projeto Recicla Veneza a partir do dia 29 deste mês. A equipe da Fundação está visitando os moradores para explicar o funcionamento do projeto e tirar as dúvidas da população. 

O coordenador do Recicla, Eduardo Milanez, destaca a importância de as pessoas realizarem a separação dos lixos orgânicos e recicláveis. “Essa conscientização ambiental é muito necessária antes de darmos início ao projeto, explicar como funciona o projeto, assim as pessoas já chegam nos dias do Recicla sabendo como tem que levar o lixo, para onde ele será destinado e como funciona a retirada do ticket-feira”, pontua.  

Os materiais devem ser separados, limpos e embalados, e o vidro deve estar separado dos demais.  “Desta forma, é pesado e gerado um valor de R$0,40 por quilograma de papéis, plásticos e metais e R$ 0,25 para cada quilograma de vidro, que é transformado em ticket-feira para poder consumir Coofanove, assim colaborando com a agricultura familiar do município”, explica o coordenador 

Para dar a destinação correta dos resíduos, a Fundave vai encaminhar os materiais recolhidos para a empresa Spillere Reciclagem. “Procuramos destinar esses resíduos para alguém que viva em Nova Veneza, assim podemos preservar o meio ambiente e gerar renda para outras famílias daqui”, pontua o coordenador do projeto, Eduardo Milanez.   

Marlene Frassetto Bortolotto, moradora do São Bento Baixo, ficou contente ao saber que o projeto será utilizado no distrito. “Eu e minha família sempre reciclamos e separamos os lixos na minha casa, agora eu tenho um lugar que posso levar semanalmente e trocar por alimentos na Coofanove”, comenta Marlene.   

O projeto Recicla Veneza vai funcionar no São Bento Baixo a partir do dia 29 deste mês. E a comunidade vai poder destinar os materiais recicláveis no piso inferior do Salão de Festas da Igreja São João Batista, toda quinta-feira, das 7h às 13h.