Nova Veneza conta com Plano Museológico

O Museu Cônego Miguel Giacca, em Nova Veneza, conta com um Plano Museológico, um documento inédito para o museu. O plano elenca as principais demandas, ações e programas a serem desenvolvidos no local nos próximos 10 anos. O documento foi entregue ao Prefeito Rogério Frigo, na manhã desta quarta-feira (24).

Este plano, se constitui como principal ferramenta de planejamento para as adequações dentro das legislações vigentes. “São 11 programas estabelecidos pelo Instituto Brasileiro dos Museus. Com isso, eles mantêm projetos e ações pelos próximos quatro anos”, destaca o museólogo Leonardo Hermes Lemos.

Esta nova ferramenta, que foi conquistada através do Prêmio Elisabete Anderle, de 2019, atende à demanda legal do Estatuto dos Museus. “Por esse Plano vamos conseguir definir prioridades para que o museu desempenhe ações de impacto sociocultural”, comenta Lemos.

A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi, comenta a importância de ter esse documento para a continuidade do aprimoramento cultural da cidade. “O Plano significa, além de preservar o passado, também dar atenção e planejar o futuro. Desta forma priorizando ações e atividades para que o Museu cumpra a sua função social”, enfatiza.