Dia da água: Fundave e Epagri trabalham juntas pela preservação

O dia 22 de março é marcado como o Dia Mundial da Água, e a Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) atuam de forma conjunta para auxiliar a população sobre o uso consciente e conservação da água no município. Programas de conscientização e construção de reservatórios são algumas das ações. 

O reaproveitamento da água da chuva é uma das práticas que pode ser aplicada no dia a dia, através de calhas instaladas em residências e indústrias. Além do aproveitamento da água e ganho ambiental, esta ação ao longo do tempo irá trazer uma economia financeira, reduzindo o consumo de água tratada.  “Se cada um fazer esta ação, podemos dar outra utilidade para essa água, como por exemplo limpeza de calçadas, banheiros e na hora de lavar o carro”, comenta o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin 

A recuperação de nascentes e áreas de preservação permanentes (APP) também é outra atividade essencial para a manutenção e preservação dos recursos hídricos. A faixa de vegetação ao entorno dos rios, reduz o potencial de contaminação, diminui os processos erosivos e contribui para a preservação da nascente que serve como fonte de água para todos os seres vivos.  

“Uma das ações nesta linha está a recuperação de áreas de preservação no entorno de nascentes e rios. Para esta ação a Fundave possui linha de apoio, onde os interessados a recuperarem as APPs podem procurar a entidade para a realização de avaliação da propriedade, caso aprovado, será realizado doação de mudas nativas ao interessado para a execução da recuperação”, explica o presidente da Fundave. 

Trabalho em conjunto 

O município de Nova Veneza conta ainda com o apoio do Governo do Estado através da Epagri, em Nova Veneza, para a construção de reservatórios para o armazenamento de água da chuva, que visa utilizar a água na irrigação das lavouras do município. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Daniel Mendonça, a construção destes reservatórios garante o armazenamento da água para o uso na propriedade nos momentos de estiagem. “Com a reserva o agricultor tem uma garantia maior de possuir água no momento certo, reduzindo suas perdas de produção”, explica Mendonça. 

De acordo com a Epagri, atualmente está aberto linhas de financiamento para agricultores que tenham interesse em alternativas para captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para utilização na propriedade com dessedentação humana e animal e irrigação. Para mais informações: (48) 3403-1194.