Fundave adota sistemas digitais para o licenciamento ambiental

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), anunciou a sua mais nova ferramenta para diminuir a utilização dos materiais físicos e melhorar ainda mais o seu atendimento. A partir desta semana, os interessados em solicitar licenciamentos para empreendimentos ou para cortes de vegetação nativa, poderão fazer de forma on-line, através da utilização de dois sistemas.

Todos os processos de licenciamentos ambientais para empreendimentos e atividades, deverão ser protocolados no Portal do Sinfat (https://sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br). E para aqueles que precisam solicitar cortes de árvores, pelo Portal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através do SINAFLOR (https://ibama.gov.br).

Hoje, para os técnicos encaminharem os processos, precisam preencher formulários e entregar na Fundação. “Com a aplicação destas ferramentas no nosso município, vamos melhorar a gestão dos processos, facilitar o trabalho dos analistas e também diminuir a utilização de papel, onde os protocolos poderão ser realizados de casa, do local de trabalho, de forma digital, não tendo mais a necessidade de se deslocarem até a FUNDAVE”, destaca o presidente da FUNDAVE, Juliano Dal Molin.

O presidente lembra que as atividades aprovadas pelo COMDEMA (terraplenagem, lavação de veículos automotores, recuperação por meio exclusivo de plantio com espécies nativas) continuam da mesma forma. “Esses processos, que são de caráter exclusivo do município de Nova Veneza, devem continuar da maneira que é hoje, com os formulários entregues aqui. Isso porque os sistemas adotados não possuem estas atividades”, conta Dal Molin.

O prefeito Rogério Frigo afirma que o município está avançando na questão de informatização.  “A Fundação tem um papel muito importante e sempre vamos apoiar para que os processos sejam informatizados para atender as demandas de redução de resíduos, bem como facilitar o atendimento para todos”, pontua o chefe do executivo.