Fundave distribui 375 mudas de árvores nativas

A equipe da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) realizou a doação de mudas de árvores nativas nesta sexta-feira (5), na sede da entidade. Foram 375 mudas distribuídas durante todo o dia. Mais de 100 pessoas passaram pelo local e puderam levar para casa até três mudas cada uma.  

O projeto teve início em setembro de 2019, e já foram doadas 2.500 mudas para mais de 600 pessoas de todas as comunidades de Nova Veneza e de alguns municípios vizinhos. “É uma procura cada vez maior, a população de Nova Veneza vem aderindo cada vez mais o projeto com o plantio de árvores nativas em suas propriedades e recuperando áreas degradadas”, comenta o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin 

Clairton Zanelatto participa do projeto desde 2019, quando foi criado, e diz que as três mudas por ano são garantidas. “Participo desde que começaram as doações e quero sempre participar, é uma iniciativa muito importante que a Fundave faz. Preservar a natureza e a cidade, e ainda podendo embelezar, é fundamental esse projeto”, comenta.  

O biólogo da Fundave, João Gava Just, explica a importância e os benefícios que trazem a plantação de árvores nativas. “O plantio de árvores de espécies nativas contribui significativamente para fornecer locais de alimentação, abrigo e deslocamento para animais silvestres, como pássaros e insetos polinizadores”, comenta.   

A Fundação ainda destaca que diversas espécies doadas possuem potencial ornamental para embelezar o município, como os ipês, e outras, que produzem frutos que podem ser incrementados na culinária local em receitas como sorvetes, bolos, geleias, caldas, pudins e bebidas.  

Durante o dia foram distribuídas mudas de araçá, aroeira, carobinha, cedro-rosa, cereja-do-rio-grande, chal-chaldedaleiro, gabiroba, grumixama, ingá-banana, ipê, pitanga e uvaia. Ainda, para finalizar, 30 mudas de espécies nativas foram doadas para a Spilrod Fundição, no distrito de Caravaggio, para arborizar o estacionamento e fazer sombra para os carros. 

Fundave irá promover mais três eventos de doações de mudas de árvores nativas durante o ano de 2021. Em junho, na semana do Meio Ambiente, em setembro, no dia da Árvore e um em dezembro.