Museu conta a história da imigração italiana na região

No último domingo, foi o dia do imigrante italiano. E Nova Veneza conta com um espaço totalmente dedicado as pessoas que construíram a cidade. Através de peças antigas, ferramentas, vestuário, máquinas e mobílias, o Museu Cônego Miguel Giacca conta a história das pessoas que saíram da Itália em busca de condições melhores de vida no Brasil, no fim do século XIX.

O museu foi criado no ano do centenário da colonização, em 1991. O vice-prefeito Élzio Milanez, então prefeito na época, relembra que esta iniciativa envolveu toda a cidade. “Dividimos a cidade em quatro grupos nesta gincana de comemoração do centenário. E entre as provas, era a doação de itens das famílias, porque até aquele momento não existia nenhum local para contar a nossa própria história”, comenta Milanez.

E a iniciativa foi o ponto de largada para iniciar a preservação da história dos imigrantes. Hoje, o museu conta com mais de três mil itens. “Essa é uma forma de preservar a história e contar para as novas gerações como foi o surgimento do nosso município”, afirma o vice-prefeito.

A responsável pelo Museu, Vanessa Ventura, conta que atualmente passam mais de 200 pessoas por final de semana pelo local. “Aqui é um local onde as pessoas, além de conhecerem os itens que fazem parte da história da nossa cidade, no Museu os visitantes podem buscar informações sobre pontos turísticos do município”, afirma.

O museu está localizado ao lado da Igreja Matriz São Marcos, no centro de Nova Veneza. Os horários de funcionamento são de terça à sexta-feira, das 9h00 às 12h, nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Devido a pandemia do Covid-19, para poder visitar o espaço é obrigatório o uso de máscara, passar álcool em gel e manter o distanciamento.