Conselheiros e entidades de Nova Veneza passam por capacitação do CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira, dia 15, no Teatro Municipal de Nova Veneza, uma capacitação com a participação de represetantes do CMDCA, Conselho Tutelar, Assistência Social, CRAS e das escolas e entidades convidadas.

“Essa nova gestão precisa entender suas atribuições e seu papel, a possibilidade de capacitação de recursos através do Fundo da Infância (FIA) para pensar nos projetos e as ações visando à infância e adolescência. E ainda elaborar um documento para verificar as políticas que estão construídas e aquelas precisam ser implementadas fazendo um diagnóstico prévio do município. Também trabalhamos para o suporte e aprimoramento do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes que esta em construção e a avaliamos o plano decenal de medidas socioeducativas feito em 2014 para ver o que foi cumprido e como cumprir as etapas”, comentou o palestrante Ismael Francisco de Souza, doutor em direito pela Universidade de Santa Cruz e mestre em serviço social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGSS/UFSC) com diversas publicações e atua na formação e capacitação dos conselheiros.

A presidente do CMDCA, Ivone Zocche destacou a importância da capacitação para rede. “A capacitação é muito importante, só fortalece a nossa atuação. Nós trabalhamos diretamente as atribuições dos conselheiros do CMDCA, a sua articulação com a rede de atendimento. A educação atua junto com os conselheiros tutelares, saúde, assistência e outros setores e precisamos saber até onde podemos ir com as ações”, afirmou.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo acrescentou que a capacitação reforça a atuação do Conselho e dos membros do CMDCA em Nova Veneza. “É importante que os conselheiros estejam bem informados e, que todos os setores estejam sintonizados. Esse é o momento de preparação é de extrema relevância aonde vão se conscientizar dos seus papeis e planejar as suas ações para os planos decenais dos direitos da criança e do adolescente”, pontuou.