Festa da Gastronomia: cinco dias de cultura, gastronomia e música

Todos os shows e desfile do Carnevale Di Venezia serão totalmente gratuitos

As estruturas da Festa da Gastronomia Típica Italiana, de Nova Veneza, que chega na sua 16ª edição, já estão sendo levantadas na Praça da Chaminé. Entre os dias 15 e 19 de junho a cidade será o destino para quem quer uma boa comida e diversão. E o público que for até o município vai ter uma variedade de restaurantes, vinícolas e atrações artísticas nos cinco dias de festa que comemoram a cultura italiana e o aniversário da cidade. Serão montados dois palcos, por onde passarão mais de 50 apresentações totalmente gratuitas.

No pavilhão de eventos de quase 3 mil metros quadrados, que será coberto e vai proteger das baixas temperaturas que estão previstas para os cinco dias de eventos, serão montados 14 estandes de restaurantes. Serão diversos pratos que vão atender todos os gostos, além das bebidas que vão de quentão à chope.

No palco principal, que será montado dentro do pavilhão, além de receber a abertura oficial da festa, na quarta-feira, dia 15, às 20h30, vão subir diversas bandas da região. “A nossa festa prioriza dar destaque aos músicos e bandas locais. Então vamos ter bandas de rock, pop, sertanejo, além das músicas italianas que contam a nossa história”, comenta a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

Mas, quem vem a Nova Veneza, durante o ano sabe que a Praça Humberto Bortoluzzi, é um dos pontos de encontro preferidos. Por isso, a organização da festa também vai manter uma programação paralela no Coreto. Na praça, além das apresentações artísticas, vai acontecer o tradicional tombo da polenta, no sábado, dia 18, a partir das 12h30.

No sábado, também, a partir das 20 horas, é a vez do tradicional desfile do Carnevale Di Venezia, que diferente dos últimos anos, será realizado na Rua Nicolau Pederneiras. “Este momento é um dos mais aguardados pelos moradores da cidade e pelos turistas que vêm de diversas regiões do Brasil para presenciar esta festa. Teremos muitos mascarados por toda a praça e para assistir ou participar é totalmente de graça. Basta vir à Nova Veneza com disposição e alegria para curtir e viver a nossa cultura da melhor forma”, afirma a Secretária.

O desfile das famílias será no domingo, a partir das 9 horas, com início na Rua dos Imigrantes. “A nossa cidade já respira a Festa da Gastronomia e está pronta para receber todos. Já neste final de semana, quem vier a Nova Veneza vai poder encontrar a nossa corte e os personagens do Carnevale na praça, nos restaurantes e já vão poder sentir o clima que será na semana que vem. Convidamos a todos para virem para a festa e se divertirem com muita alegria, cultura e gastronomia”, convida o prefeito Rogério Frigo.